Posts da categoria ‘Doenças’


Piolho de Peixe – Argulus

17 de junho de 2011

Por: Ricardo Assunção

Esse é o nome popularmente atribuído ao Argulus sp., um crustáceo que pode dizimar toda uma criação de peixes e se porventura um peixe com tal parasita for parar em um aquário o dano poderá ser grande.

Particularmente encontrei tal parasita em Kinguios Carassius auratus e Carpas Cyprinus carpio já li relatos em outras espécies, porém nunca encontrei tal parasita além das espécies citadas.

O Argulus sp se alimenta principalmente de células sanguíneas, é visível a olho nu, no entanto devido ao seu tamanho cerca de 8mm e sua coloração a qual o camufla com a cor do peixe é necessária muita atenção para identificar o parasita e removê-lo. Veja as fotos um Kinguio Carassius Auratus após o ataque desse crustáceo, o peixe está visivelmente abatido e desnutrido. Precisará de uma alimentação reforçada e deverá ficar em um aquário hospital onde não haja grande população e o menor sinal de estresse possível para que o mesmo consiga se recuperar do ataque realizado pelo Argulus.

Ele pode atacar qualquer parte do corpo do peixe, mas é comum encontrar com mais freqüência nas nadadeiras. A remoção desse parasita deve ser efetuada com pinças e em seguida realizar um tratamento no peixe atacado para que tais lesões ocasionadas pelo Argulus não se tornem portas de entrada para futuras doenças conseqüentes. Esse tratamento poderá ser feito com produtos para cicatrização de lesão, vendido em qualquer loja de aquarismo.

Esse “piolho” pode chegar a aquários de aquaristas ansiosos que não observam com cuidado os peixes expostos para vendas e os comprou em loja de idoneidade duvidosa, pois a responsabilidade em receber um peixe desse para venda é totalmente do lojista que deve sempre averiguar os animais que está recebendo para depois disso comercializa-los, além disso, optar por distribuidores ou criadores idôneos que vendem qualidade e não quantidade onde sempre o barato acaba saindo muito caro.



© Copyright 2010 Cubos. Obrigado pela visita!