Posts da categoria ‘Montagem de lago’


Passo a passo para a contrução de um lago com manta e blocos de cimento

17 de junho de 2011

Por: Ricardo Assunção e Caio Bianco
Fotos:
Ricardo Assunção

Muitas pessoas montam seus lagos ornamentais cavando um buraco na terra, cimentando, passando uma tinta epóxi, instalando uma bomba para cascata, instalando o sistema de filtragem e por fim introduzindo os peixes. Essa é uma das formas de se montar um lago ornamental, mas não é a única. Existem outras formas tão boas quanto a descrita acima e, dependendo da situação, mais fáceis e bem mais baratas.

Após ter decidido pelo local, você precisará de blocos de concreto para montar a estrutura do lago, dando forma e tamanho para ele.

Depois que você montar a estrutura de acordo com o seu projeto, o próximo passo é introduzir a manta de impermeabilização.

Observe que a manta já está acomodada sobre os blocos de concreto. Os blocos que estão sobre a manta, são apenas para segurá-la até que partamos para o próximo passo. É totalmente normal que apareçam algumas pequenas dobras da manta já dentro do lago, porém ao encher de água essas dobras ficam imperceptíveis.

Ao terminar de colocar a manta, o próximo passo será o da decoração. No lago das fotos, foram utilizadas rochas de MG conhecidas popularmente por “pedra-de-escravo”. Dê preferência para pedras grandes e pesadas, dessa forma, a estrutura fica mais firme evitando que a pressão da água desloque os blocos e desmonte o lago.

Após a acomodação das rochas, por entre elas, foi utilizado um vegetal desidratado encontrado em floriculturas, conhecido por “barba-de-bode” dando um acabamento muito interessante para o novo lago. Caso seja utilizado cimento para segurar as pedras (o que não é obrigatório), a barba-de-bode irá esconder esse cimento que fica entre as pedras.


O lago já está com água e ornamentado com plantas naturais, conforme o ambiente. Nesse, em especial, foram utilizadas plantas que não necessitam de muita luz, já que fica em um local coberto.

Para a cascata, foi utilizado um vaso de barro, com um furo na base para passar uma mangueira e sair a água em queda. Interessante também para decoração, utilizar uma lâmpada submersa que é encontrada facilmente em lojas de aquarismo.

Dessa forma o lago está pronto e com um excelente visual. Mais uma forma pratica rápida e barata de construção de lagos ornamentais.


© Copyright 2010 Cubos. Obrigado pela visita!