Menu

Guia de alimentação para carpas

Guia de alimentação para carpas

Thiago de Campos Belão, Mestre e Doutor em Fisiologia de Peixes pela UFSCar e especialista em lagos ornamentais

Lagos ornamentais em residências, condomínios, parques, escolas, escritórios ou qualquer outro ambiente, além de valorizar muito o imóvel, traz uma sensação de paz e tranquilidade indescritíveis. Dentre os peixes que existem nestes lagos, os mais apreciados são as carpas Nishikigoi e passar tempo com elas é um momento muito recompensador.

As carpas Nishikigoi são muito sociáveis e amam estar entre uma multidão de amigos, isto é, viver em cardume. Há estudos científicos que identificaram que os peixes em geral possuem dois tipos de personalidades, ou intermediário entre elas, que são ser tímidas ou ousadas. No entanto, quando elas estão em grande grupo, são menos propensas a timidez o que faz o convívio com os seres humanos tornar-se mais sociável.

Mas, fazer as carpas tornarem-se sociáveis e até comerem em nossa mão não é um feitio “da noite para o dia”. É um desafio para a maioria das pessoas que possuem lagos, porém não impossível! Esta é uma obra que demanda um pouco de paciência, pois é necessário ganhar a confiança e amizade delas.

Para isto acontecer, segue abaixo algumas dicas úteis para acelerar esse processo:

  • Você deve alimentá-las no mesmo lugar sempre, formando um reforço positivo naquele local do lago.
  • Coloque pequenas quantidades de ração e fique no local para observá-las.
  • As carpas mais corajosas ou famintas começarão a comer primeiro e o restante do grupo as acompanharão.
  • As carpas devem ver você ao comerem.
  • Não caminhe pra longe do lago antes de começarem a comer.
  • Retenha o alimento por um dia se não comerem na sua frente, a fim de ficarem com fome e comerem com você por perto.

Gradualmente as carpas relacionarão sua presença com comida, isto é, sua própria presença com um comportamento positivo e não predatório. Geralmente, isto pode levar cerca de 3 a 5 dias. Assim, coloque os alimentos cada vez mais perto de você e ponha suas mãos na água enquanto comem. As carpas aprenderão que o alimento vem de sua mão.

Com o passar do tempo, as carpas mais corajosas logo estarão cutucando sua mão em busca de alimento. Isto é apenas uma questão de tempo e todos os seus peixes vão nadar, pulando e saltando em sua direção toda vez que você andar próximo ao lago. Esta socialização do dono com suas carpas é um processo gradual e será muito gratificante. Ademais, tomar tempo com elas permitirá que observe prematuramente todos os problemas que elas possam ter.

Esperamos que vocês consigam essa socialização e se quiserem podem nos enviar vídeos sobre isso.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades, promoções e muito mais.