Alternar Nav

BioZ

BioZ

Mídia biológica para lagos e aquários.
Tão baixo quanto R$46,05
SKU
T00

Descrição

As mídias biológicas utilizadas em lagos e aquários, tem como principal função a colonização de bactérias especiais responsáveis pelo ciclo do nitrogênio. O sucesso ou o fracasso de um projeto de qualidade está diretamente ligado a mídia biológica, pois é através dela que essas bactérias poderão executar o seu trabalho de “remover” moléculas que são tóxicas para os peixes como a amônia, nitrito e nitrato.

E com tantas opções de mídias biológicas no mercado, como saber qual a mais eficiente para a colonização de bactérias? A resposta é simples: precisamos comparar qual a área de colonização para um mesmo volume das diferentes mídias existentes.

Testes realizados pelo Centro de Revestimentos Cerâmicos e a Universidade de São Carlos revelam que, uma única grama do Cubos BioZ, possui uma área possível de colonização de bactérias de 37,85 metros quadrados. Isso seria o mesmo que utilizar apenas 170g de Cubos BioZ para se ter uma área equivalente a um campo de futebol.

Comparativo entre BioZ, Siporax e Bioglass

Com os dados dos testes, podemos verificar uma área superficial específica do Cubos BioZ de mais de 50 vezes comparada com o Bioglass e de mais de 15 vezes quando comparada com o Siporax (ver detalhes em especificações abaixo). Com isso, menos mídia Cubos BioZ será necessária para colonizar a mesma quantidade de bactérias do que quando utilizamos as outras mídias do teste.

Além dessa grande vantagem na área de colonização, a mídia biológica Cubos BioZ possui uma característica única de remover a molécula da amônia. Cada grama do Cubos BioZ consegue remover 10mg de amônia da água. Essa característica importante principalmente no primeiro mês da montagem do lago ou do aquário, já que a colônia de bactérias ainda não está completamente formada gerando um acumulo de amônia na água.

Outra aplicação importante para o Cubos BioZ é na filtragem por plantas, muito utilizada em piscinas biológicas. Nessa aplicação, as plantas são cultivadas em uma cama de Cubos BioZ e, dessa forma, podem remover diretamente a amônia que a mídia acumula, acelerando muito o seu crescimento e potencializando a filtragem.

Indicação de uso:

Para filtragem biológica, utilize um balde de 2,2l (2,0kg) de Cubos BioZ para cada 2000 litros de água. Esta indicação é para lagos com no máximo uma carpa adulta para cada 1000 litros de água. Caso o lago tenha mais peixes, a quantidade de BioZ deverá ser maior. 

Informações Adicionais

Mais informações
Características
  • *Um balde de 2,2l (2,0kg) para cada 2000 litros de água.
  • Maior área superficial do mercado, até 50x mais que o bioglas e 15x mais que o Siporax.
  • Área superficial de 37m2/g.
  • 170g do Cubos BioZ equivalem a uma área de um campo de futebol.
  • Capacidade natural de remover amônia em 10mg/g.
  • Pode ser utilizado em lagos, aquários de água doce, aquários de água salgada e pisciculturas.
  • Ajuda no desenvolvimento de plantas no lago quando utilizado como substrato. 
  • Granulometria de 8,0 a 16,0 mm.
  • Capacidade de doar seus nutrientes.
  • Propriedades de troca catiônica.
  • Para utilização em filtros biológicos ou como substrato para plantas aquáticas.

 

* Indicacão para filtragem biológica de lagos com no máximo uma carpa adulta para cada 1000 litros de água. Para lagos com mais peixes, a quantidade de BioZ deverá ser maior. 

Especificações

A análises de porosidade, tamanhos de poros e área superficial específica das amostras foi realizada pelo Centro de Revestimentos Cerâmicos e a Universidade de São Carlos entre os anos de 2018 e 2019.

As isotermas de adsorção/dessorção foram registradas na temperatura do nitrogênio líquido utilizando o equipamento Nova 2000e da Quantachrome. As amostras foram submetidas a um pré tratamento a 150ºC por 3h sob vácuo para retirar toda umidade e espécies adsorvidas da superfície do material. Em seguida, foi caracterizada através de isotermas de adsorção/dessorção de N2.

Mídia

Volume de

poros (cm3/g)

Diâmetro médio

de poros (Å)

Área superficial 

específica (m2/g)

Bioglass

0,00066

18,08

0,73

Siporax

0,00280

23,35

2,39

BioZ

0,05620

29,70

37,85